Ícone do site Blog do emagrecimento saudável | trabalhamos com um método comprovado de emagrecimento sem cirurgias

Saiba como acabar com a celulite nas pernas

pernas com celulitepernas com celulite

A celulite é um problema comum na obesidade.

Acabar com a celulite nas pernas é a meta da maioria das mulheres, que escondem essa área para evitar olhares de reprovação que influenciam significativamente na autoestima. Acontece que a celulite é, na verdade, um grande processo inflamatório que se forma em consequência de fatores genéticos, desidratação, sedentarismo, excesso de peso e consumo de alimentos pouco saudáveis.

Mas, felizmente, a medicina estética tem contribuído com diversos recursos que auxiliam na redução das celulites, porém os hábitos comportamentais nocivos devem ser eliminados definitivamente.

Quer saber conhecer algumas formas para acabar com a celulite nas pernas? Então, fique por aqui e descubra!

Conheça os tipos de celulite

Aqueles “furinhos” indesejáveis que se aglomeram na região das pernas, coxa posterior e glúteos configuram as reclamações constantes de muitas mulheres que estão acima do peso, ou mesmo daquelas mais magras. Esse aspecto é resultado de uma inflamação que varia do grau 1 ao 4. No primeiro estágio, é possível ver as ondulações apenas se pressionar a região, sendo que, no estágio 2, elas já aparecem espontaneamente.

No estágio 3, além da maior quantidade as ondulações, é possível sentir dor no local, enquanto no estágio 4 já existe comprometimento da circulação sanguínea e aspecto bastante acolchoado.

O papel do excesso de peso na celulite

Sabendo que a celulite é um processo desencadeado pelo acúmulo de gordura, água e toxinas, é de se esperar que o excesso de peso seja um fator determinante para o desenvolvimento e complicações. Esse complexo de substâncias se fixa na camada abaixo da pele (camada subcutânea), o tecido fibroso endurece e a gordura fica aprisionada, causando as pequenas ondulações nas regiões das pernas, e dos glúteos.

Então, o ganho de peso pode contribuir significativamente para o aparecimento e a complicação desse aspecto, tornando-a cada vez mais difícil de tratar e afetando a parte emocional dos indivíduos.

Estratégias para acabar com a celulite nas pernas

As estratégias para acabar com a celulite nas pernas variam conforme o tipo e os fatores comportamentais que precisam ser readaptados para que o efeito seja significativo.

Nesse sentido, a perda de peso parece ser um dos fatores preponderantes, além do abandono do tabagismo, aumento do consumo de água e intensificação dos exercícios físicos de forma regular.

Perder peso

Diversas pesquisas já relacionaram a perda de peso com a melhora do aspecto da celulite nas pernas, regredindo o estágio da inflamação e inchaço e conferindo menor porcentagem de gordura na região. Isso significa que a eliminação de quilos em excesso, além dos benefícios consideráveis para a saúde como um todo, também ajuda na redução das ondulações provenientes do processo inflamatório da celulite.

Outro ponto fundamental é que a manutenção do peso corporal evita o aparecimento de novas ondulações nas pernas, ou seja, é preciso ressignificar o papel da alimentação dentro do contexto da saúde do indivíduo para que não ocorram recaídas.

Comer de forma mais saudável

A alimentação saudável, baseada no consumo de frutas, legumes e hortaliças, sempre será a melhor estratégia para evitar o inchaço e o processo inflamatório desencadeando as temidas ondulações. Isso porque os alimentos naturais possuem menor poder de causar inflamação nos tecidos, diferentemente dos produtos industrializados com alto teor de gordura saturada e açúcar simples, com refeições prontas, salgadinhos do tipo snack, refrigerantes etc.

A mudança gradativa nesses hábitos proporciona mais disposição para as atividades diárias e a prática de exercícios físicos que ajudarão na eliminação do excesso de gordura no tecido subcutâneo.

Manter a hidratação constante

É sabido que a hidratação corporal é fundamental para manter as células do corpo funcionando adequadamente. O simples fato de sentir sede já é um alerta para a possibilidade de desidratação. Todavia, o que antes se recomendava como valor fixo de consumir pelo menos 3 litros de água ao dia está em reavaliação e, atualmente, esse volume é baseado no peso corporal. Sendo assim, são necessários 35mL por peso corporal.

A partir desse cálculo, os indivíduos devem consumir água pausadamente e verificar a coloração da urina, que deve ser mais límpida e com menor odor, sinal da “limpeza” adequada do organismo.

Praticar exercícios físicos

Já se sabe que as células de gordura são capazes de obstruir os receptores de insulina, hormônio responsável pela captação da glicose, considerado o combustível para funcionamento do organismo. Isso significa que quanto mais gordura corporal, mais insulina e mais glicose no sangue, ocasionando estados de hiperinsulinemia e hiperglicemia, que desencadeiam diversos problemas metabólicos, facilitando inclusive o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Todavia, com o aumento da atividade física regular, ocorrerá a desobstrução dos receptores de insulina, captação de glicose e redução significativa nas complicações metabólicas prejudiciais ao organismo. Além disso, a prática regular de exercícios físicos ajuda a manter a disposição diária e a modificar o delineamento corporal, fatores essenciais para elevar a autoestima e garantir saúde.

Utilizar cremes para celulites

Os cremes para combater celulite nas pernas, apesar de serem uma estratégia bastante controversa entre médicos, pode ser uma opção adjuvante significativa, desde que associada às demais práticas descritas anteriormente. O problema é que muitos pacientes acreditam no poder milagroso dos cremes e não modificam seus hábitos de vida, esperando que as celulites sejam eliminadas por completo apenas com esses produtos.

Além disso, é fundamental observar os principais componentes dos cremes, utilizá-los conforme instruções do fabricante e reportar aos médicos qualquer alteração significativa na pele.

Acabar com a celulite nas pernas é o desejo das mulheres que sofrem com esse problema. No entanto, é preciso entender quais são os fatores desencadeantes do processo e quais medidas são de relevância para evitar o agravamento do problema. Nesse contexto, se enquadra a mudança de hábitos, em especial, a perda de peso, que além de ajudar no combate a celulite ainda proporciona mais saúde e bem estar aos indivíduos. Também se ressalta a importância de se ingerir alimentos mais saudáveis, menos processados e aumentar a ingestão de água.

E, então, você gostou do nosso texto? Então, para continuar a luta contra a celulite, indicamos também 8 dicas de como emagrecer em casa com saúde!