A acupuntura é uma prática terapêutica milenar chinesa que pode ser uma grande aliada no tratamento da obesidade. Caracterizada pela utilização de agulhas, a acupuntura é responsável por ativar centros nervosos e glândulas relacionadas a diversas doenças e distúrbios para tratamento ou prevenção.
Ela pode ser utilizada em conjunto com outras estratégias para a perda de peso, como uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Estudos têm demonstrado que a acupuntura além de aliada no tratamento da obesidade, pode ajudar a reduzir o Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência abdominal, além de melhorar os níveis de glicose no sangue e os níveis de colesterol.
Como é o tratamento por acupuntura?
Após uma conversa minuciosa, que abrange aspectos relacionados aos seus padrões alimentares e a outros processos corporais, o profissional de acupuntura procederá com um exame físico. Isso pode envolver a observação da língua para detectar a presença de revestimento e determinar sua coloração. Essa análise permite ao acupunturista identificar possíveis órgãos que estejam funcionando em excesso ou insuficientemente. Além disso, a avaliação do pulso também é um indicador relevante para o acupunturista sobre sua saúde geral. A velocidade e o ritmo do pulso podem estar associados a desequilíbrios em órgãos específicos e ao estado vibracional e de saúde em geral.
Ao iniciar o tratamento, você será orientado a deitar-se de costas e fechar os olhos. O acupunturista aplicará agulhas em locais precisos do seu corpo, baseando-se em uma fundamentação científica para cada um desses pontos. Cada ponto está diretamente relacionado a órgãos específicos dentro do seu organismo. Por exemplo, caso haja um acúmulo de peso devido à retenção de líquidos, o acupunturista pode direcionar sua atenção para a glândula endócrina. Desequilíbrios hormonais ou problemas relacionados ao desejo de consumir doces podem estar associados ao bom funcionamento do seu baço.
Dá pra emagrecer só com a acupuntura?
Antes de tudo, é preciso entender que o objetivo não é agir isoladamente na perda de peso. É importante considerar outros fatores nesse processo, como a mudança nos hábitos alimentares e a adoção da prática de atividades físicas, por exemplo. Esse conjunto de ações permitirá o melhor funcionamento do organismo, proporcionando bem-estar e um emagrecimento saudável.
Auriculoterapia, uma especialidade muito eficiente
Derivada da acupuntura, essa técnica é cada vez mais utilizada em diversos tratamentos e consiste em pressionar pontos específicos da orelha, estimulando os chamados nervos cranianos.
Segundo o fisioterapeuta Renato Almeida, do Hospital da Obesidade, essa também é uma técnica que compõe o quadro de ações do tratamento na unidade. “Utilizamos para regular a saúde como todo. Os pontos escolhidos são relacionados a queixas como musculares, circulatórias, endocrinológicas, cardiológicas, pulmonares ou metabólicas”, ele diz.
Tanto na obesidade quanto no processo de pré e pós-operatório, a acupuntura pode contribuir de forma sistêmica. Atuando contra a ansiedade, aceleração metabólica, absorção de nutrientes, produção de serotonina e indução do sono.
Mas como funciona exatamente a auriculoterapia?
Em síntese, esse método milenar consiste em realizar leves picadinhas na orelha do paciente. Mas é claro que não se trata de estímulos aleatórios e indiscriminados. Há pontos específicos, no lóbulo da orelha, que ajudam a controlar a vontade de comer. Ao estimular esses pontos, conseguimos promover a melhora do sono, da ansiedade e da compulsão alimentar, regulando o apetite.
Cinco vantagens da acupuntura no tratamento da obesidade
• Baseada em evidências científicas;
• Faz com que a sensação de saciedade
apareça mais rapidamente;
• Auxilia na eliminação de líquidos;
• Ajuda a equilibrar o sistema endócrino;
• Controla o ciclo hormonal.
Em resumo
A base fundamental da acupuntura reside na crença de que o organismo humano possui uma corrente energética que necessita fluir de forma ininterrupta. Quando essa energia fica estagnada no corpo, ela pode ocasionar distúrbios e desequilíbrios.
A acupuntura convencional ou a auriculoterapia são, provavelmente, uns dos mais antigos métodos terapêuticos utilizados atualmente. E, por meio dela, é possível tratar cerca de 200 enfermidades, de caráter funcional, neurótico e psicótico, como cefaleias, neurastenia, insônia e dor. No entanto, é necessário que o tratamento esteja aliado a um bom acompanhamento nutricional e coerente com o diagnóstico.
É sempre importante ressaltar que o paciente deve, antes de tudo, se submeter a uma avaliação médica.