Como fortalecer o sistema imunológico? Conheça 5 dicas

6 minutos para ler

Saber como fortalecer o sistema imunológico é uma das melhores maneiras de evitar o adoecimento e a utilização de medicações. Um estilo de vida saudável ainda é a melhor aposta para quem quer ter mais saúde, fazendo com que seja necessária a inclusão de alguns hábitos na rotina.

A alimentação balanceada, atividade física, hidratação e várias outras áreas são importantes para garantir que seu corpo permaneça forte e funcionando de maneira eficaz no combate às enfermidades, que infelizmente, são naturais no cotidiano.

Com a imunidade alta, é comum sentir mais disposição e energia para enfrentar a rotina, uma vez que todo o organismo está funcionando “a todo vapor”. Não só isso, todas essas medidas também trazem alguns pequenos benefícios que são essenciais para o bem-estar.

Abaixo, falaremos mais sobre tudo isso, informando sobre como você pode conseguir se tornar mais forte e mais imune para a maioria das doenças comuns do dia a dia.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

1. Tenha alimentação saudável e equilibrada

Não há como não falar sobre a importância da alimentação. Com uma dieta equilibrada é possível conseguir todos os nutrientes que o metabolismo precisa para produzir células brancas, fazer a reparação celular e inúmeros outros processos fisiológicos essenciais para saúde.

Porém, para conseguir esse benefício, é preciso escolher os alimentos corretos, que basicamente são: frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes brancas e vermelhas. Lembrando que cada uma dessas opções, preferivelmente, deve ser natural e livre de qualquer processamento industrial.

Apostar na vitamina C é excelente, já que comprovadamente esse nutriente auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Outras vitaminas que também são importantes e funcionais são a do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12) e a Vitamina D — que é conquistada com a exposição ao sol.

Alguns alimentos que são ricos nesses nutrientes são:

  • frutas cítricas (como laranja e limão);
  • espinafre, couve e demais folhas verdes;
  • carnes em geral (incluindo a vermelha).

Não se esqueça de optar, ainda, por carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que auxiliam no controle do peso, na saciedade e na obtenção de outros nutrientes essenciais para seu organismo.

Por fim, saiba que o consumo de antioxidantes (presentes nas frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes, chás e café) também é essencial para o combate aos radicais livres, que geram inflamações, dores e outros problemas de saúde.

Na dúvida, opte por um nutricionista no momento de fazer sua dieta, mas, acima de tudo, faça boas escolhas durante o dia com quantidades adequadas e com pequenas refeições frequentes.

2. Pratique atividades físicas regularmente

A atividade física pode ser considerada como o melhor “remédio” preventivo para as enfermidades, sejam elas quais forem.

Exercitar-se regularmente ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e a sensibilidade a insulina, evitando a diabetes, uma das doenças crônicas mais perigosas.

Além disso, exercícios cardiovasculares ajudam no fortalecimento do coração e afastamento de inúmeros problemas respiratórios, como bronquite, asma e demais doenças semelhantes.

Caminhar por 20 minutos ao dia já é uma boa alternativa. Mas, se for possível, opte por algum esporte ou até mesmo musculação para conseguir o fortalecimento da musculatura e afastar outros problemas articulares.

Note que, além da saúde do coração, a atividade física previne — e ajuda a controlar — problemas como osteoporose, artrite, condropatias e inúmeras outras enfermidades que afetam nosso sistema locomotor.

Portanto, não deixe de apostar nos exercícios como fonte de saúde e rejuvenescimento.

3. Tenha boas noites de sono

O sono é outra parte do seu cotidiano à qual você deve atentar se seu objetivo é conseguir uma saúde de ferro. Diversos estudos apontam sua importância na nossa parte cognitiva, o que inclui memória, bem-estar e até mesmo atenção.

Fora isso, uma boa noite de sono também ajuda a promover um sistema imunológico mais forte, uma vez que é somente nessa etapa do dia que nosso organismo passa por um intenso processo regenerativo, reduzindo a inflamação causada pelo cortisol e outras substâncias naturais do nosso organismo.

Toda a regulamentação hormonal acontece nesta etapa, o que favorece a recuperação muscular e de diversos tecidos do corpo.

Fora isso, é após o sono profundo que conseguimos ter a sensação de vigor típica de um bom descanso, que também é essencial para manter a energia para enfrentar o cotidiano.

4. Exponha-se ao sol diariamente

A exposição solar é a melhor maneira de conseguir aumentar a quantidade da vitamina D no nosso organismo. Em quantidades adequadas, essa vitamina ajuda a dar mais disposição e prevenir inúmeras doenças, como a osteoporose, depressão e alguns tipos de câncer.

Contudo, é preciso que o banho de sol seja adequado, em horários propícios e por um período de tempo curto e eficaz. Estudos apontam que 15 a 30 minutos por dia são o suficiente para conseguir todos esses benefícios, e as melhores horas são antes das 10h da manhã e após as 16h.

Uma das formas de conseguir encaixar seu banho de sol diário na rotina é com a prática regular de atividades físicas ao ar livre, portanto, é possível ter um estilo de vida saudável sem grandes esforços e aproveitando seu tempo.

5. Beba 2 litros de água por dia

A hidratação é essencial para manter a energia e os processos fisiológicos mais básicos do organismo funcionando de maneira adequada. Isso garante mais energia e favorece o bloqueio da proliferação de inúmeras doenças no corpo, uma vez que a hidratação constante controla a desintoxicação.

O ideal é beber água filtrada. Água mineral também é uma boa escolha que também pode auxiliar na reposição de sais minerais essenciais para a saúde.

Também, não podemos deixar de mencionar que a hidratação constante auxilia na prevenção de inúmeras condições clínicas, como o cálculo renal, que além de extremamente doloroso pode causar grande desconforto no indivíduo.

Com todas essas dicas, temos certeza de que você agora sabe como fortalecer seu sistema imunológico e permanecer livre das mais diversas doenças que diminuem consideravelmente a qualidade de vida.

Gostou do post? Comente abaixo sua opinião sobre o tema e quais são as medidas que você usa no seu dia a dia para afastar o adoecimento!

Posts relacionados

Deixe um comentário