Importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento da compulsão alimentar

7 minutos para ler

Entenda a importância de uma equipe no acompanhamento do tratamento da compulsão alimentar 

Você já ouviu falar no tratamento da compulsão alimentar? Consiste no acompanhamento completo dessa doença que pode ocasionar a obesidade e desencadear diversos problemas de saúde. Sendo assim, o paciente necessita de apoio multidisciplinar para que sua saúde não seja acometida.

Essa ingestão exagerada de comida não depende necessariamente da fome do paciente, mas sim de um descontrole alimentar, que acaba ocasionando a ingestão de alimentos muito calóricos e malefícios para a saúde.

Portanto, para que nenhum âmbito da saúde do paciente seja afetado de forma grave, é necessário um acompanhamento diário que considere desde a parte psicológica até a física, pois todas as áreas necessitam de igual atenção. 

Pensando nisso, neste artigo, você encontra tudo a respeito do tratamento da compulsão por alimentos, bem como a importância de contar com uma equipe interdisciplinar. Confira!

O que é a compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é um dos transtornos alimentares que acomete pessoas, tornando-as compulsivas em relação à comida. Também é considerado um distúrbio alimentar, que torna o paciente dependente da comida mesmo quando não está necessariamente com fome.

Em outras palavras, as pessoas que sofrem compulsão sentem a contínua necessidade de se alimentar. Na maioria das vezes, comem bastante, mais rápido, sem sentir prazer ou saciedade.

Pode acontecer desses indivíduos comerem escondido devido à culpa ou até mesmo comerem sem existir vontade de se alimentar de fato. Como consequência, surge o sentimento de culpa, tristeza, bem como doenças psicológicas. Por essa razão, é fundamental o tratamento da compulsão alimentar.

Como funciona o tratamento da compulsão alimentar?

As pessoas que convivem com vício alimentar e obesidade, necessitam de um tratamento personalizado e acompanhamento constante. Por isso, algumas clínicas realizam o método de internação, onde se acompanha o paciente 24 horas com uma equipe multidisciplinar — vários profissionais da área da saúde.

Além disso, esse tipo de tratamento conta com a participação de um médico geral especializado nesse tipo de comorbidade, bem como alimentação balanceada e adequada, atividades físicas, medicamentos adequados e apoio psicológico.

Assim, é possível compreender as motivações que desencadearam esse distúrbio, quais os gatilhos de ansiedade e analisar de que forma pode-se controlar essa doença.

Sendo assim, o paciente tem acesso a um tratamento menos invasivo, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas ou realização de bariátrica. O acompanhamento completo da obesidade e compulsão alimentar possibilita que o paciente reduza cerca de 50 a 90 quilos e recupere a saúde física e emocional.

Quais profissionais compõem a equipe multidisciplinar?

O tratamento da disfunção alimentar tem como foco lidar com o paciente de forma individualizada, avaliando suas necessidades e restrições. Por isso, muitas clínicas de tratamento buscam, primeiramente, identificar as causas da doença para poder realizar o tratamento adequado.

Assim como é importante o tratamento da obesidade, nesse caso, quando se busca a motivação e o que desencadeou a doença, as chances de assertividade no tratamento aumentam e o paciente pode alcançar uma vida mais saudável e com qualidade de vida.

Por isso, é fundamental contar com uma equipe com profissionais de diferentes áreas que podem auxiliar no seu tratamento, confira abaixo alguns deles:

Médicos

Pessoas que lidam com obesidade ou disfunção alimentar precisam contar com profissionais da área da saúde como: cardiologistas, médicos clínicos e endocrinologistas. Esses médicos cumprem o papel de identificar a comorbidade, passar exames e direcionar para um tratamento multidisciplinar. 

Sendo assim, a equipe médica consegue garantir que o paciente tenha uma melhor análise da sua saúde, das possíveis formas de se lidar com a doença, bem como as melhores formas de tratá-la. 

Por isso, em uma clínica completa torna-se possível ter acesso a apoio médico, alimentar, terapia e cuidados adequados para todas as necessidades do paciente.

Enfermeiro

Outro profissional fundamental para esse tipo de acompanhamento são os enfermeiros. Com o apoio deles é possível realizar o atendimento adequado para qualquer intercorrência ou situação que por ventura seja necessário a atenção deste profissional.

Os enfermeiros cumprem um importante papel no tratamento da disfunção alimentar, uma vez que eles podem adotar estratégias de cuidados individualizados, que respeitem os limites, demonstrem apoio e maximizem o bem-estar do paciente.

Em razão disso, o maior benefício de uma clínica especializada em obesidade e transtorno alimentar é a possibilidade de contar com pronto atendimento, técnicos de enfermagem e enfermeiros, além de ambulância para casos de deslocamento.

Psicólogos

A obesidade, assim como alguns transtornos alimentares, podem ser ocasionados em decorrência de condições psicológicas, como a ansiedade ou depressão, doenças consideradas males da nossa sociedade atual.

São doenças que também necessitam de atenção e cuidados específicos, por isso, é fundamental contar com um acompanhamento psicológico individualizado, pensado para as especificidades de cada paciente.

O psiquiatra consegue diagnosticar a doença, e os psicólogos, em conjunto com os demais profissionais da área da saúde, cumprirão um papel essencial para lidar com o tratamento dessa compulsão alimentar em cada indivíduo. 

Algumas clínicas contam também com outros profissionais da saúde mental, como hipnólogos e professores de autoconhecimento. Eles são responsáveis por auxiliar o paciente a compreender e ressignificar a sua compulsão. 

Nutricionistas

O acompanhamento do nutricionista é um dos pilares do tratamento, pois ele é responsável por trabalhar novos hábitos alimentares com o paciente. Sendo assim, contar com ele é fundamental para promover uma alimentação mais saudável e maior qualidade de vida.

Além disso, também é possível contar com planos alimentares individuais como uma estratégia para lidar com o vício alimentar, possibilitando a perda de peso de forma saudável, isso ajuda a reduzir a inflamação ocasionada pela má alimentação.

Educador físico

Como parte integrante dessa equipe multidisciplinar, o educador físico tem uma atuação fundamental para o tratamento do paciente com obesidade e compulsão alimentar. Ele pode auxiliar o indivíduo na perda de peso e na introdução de uma rotina de exercícios.

Por isso, a atividade física cumpre um papel tão importante nesse tratamento, além de auxiliar todos os outros profissionais da área da saúde, que estão focados em garantir o bem-estar do paciente.

Agora que você já sabe a importância de contar com uma equipe multidisciplinar para realizar o tratamento da compulsão alimentar, conheça o Hospital da Obesidade. Nós contamos com um time completo e preparado para auxiliar você no que for preciso em relação à sua saúde, emagrecimento, qualidade de vida e todas as doenças relacionadas ao tratamento da obesidade, como a compulsão alimentar!  

Fontes: 

Compulsão alimentar: causas, sintomas e tratamento

A importância da abordagem multidisciplinar no tratamento da obesidade e doenças metabólicas

O Papel da Enfermagem no Tratamento dos Transtornos Alimentares do Tipo Anorexia e Bulimia Nervosas

Posts relacionados

Deixe um comentário