Qual a relação do IMC com o início do tratamento da obesidade?

6 minutos para ler

Como o IMC pode auxiliar no tratamento da obesidade? Saiba mais!

Você sabia que o IMC é um fator considerável no resultado da condição de obesidade? O índice de massa corporal é essencial para diagnosticar o grau da doença e identificar os possíveis prejuízos à saúde do paciente.

O IMC se relaciona com o tratamento da obesidade, justamente por proporcionar aos profissionais de saúde e ao paciente em si, informações a respeito do quadro e problemas acarretados pela doença. Ficou interessado no assunto? Confira tudo neste artigo.

Boa leitura!

Qual a relação entre IMC e obesidade?

A obesidade é determinada pelo excesso de gordura no corpo, podendo causar danos à saúde. O IMC – Índice de Massa Corporal é dividido por valores de IMC que, por sua vez, indicam o nível de adiposidade do indivíduo. 

É formado por uma fórmula básica, definida pelo peso dividido pela altura ao quadrado. Assim, temos a fórmula: IMC = Peso ÷ Altura x Altura.

Agora confira os graus de obesidade na classificação do IMC a seguir:

  • Menos de 18,5 = peso baixo;
  • Entre 18,5 e 24,9 = peso normal;
  • Entre 25 e 29,9 = sobrepeso (ou seja, acima do peso);
  • Entre 30 e 34,9 = obesidade de grau I;
  • Entre 35 e 39,9 = obesidade de grau II;
  • Superior a 40 = obesidade de grau III ou mórbida.

Essas medidas são responsáveis por identificar se uma pessoa apresenta um peso classificado como saudável, de acordo com a tabela acima. Além disso, a OMS e outras instituições da área de saúde recomendam o seu uso para diagnósticos de obesidade.

Qual é a diferença entre a obesidade grau I e II e a obesidade mórbida?

Primeiramente, é necessário dizer que a obesidade acontece quando há excesso de peso por um acúmulo excessivo de gordura no corpo e quando o imc está acima de 30, conforme os dados mostrados na tabela de classificação.

No caso da obesidade mórbida, o IMC se encontra acima de 40 e os pacientes normalmente apresentam cerca de 40 kg a 50 kg acima do peso. Nesta situação, é muito difícil perder peso utilizando apenas métodos de alimentação saudável e exercícios físicos para emagrecer.

Geralmente, o método de internação é o mais indicado para esse tipo de tratamento quando o paciente apresenta quadro de obesidade mórbida (IMC acima de 40). 

Por isso, existem diversos institutos que possibilitam os devidos cuidados sem a necessidade de cirurgia. Exemplo disso, é o Hospital da Obesidade que disponibiliza o tratamento da obesidade em Salvador.

Como o índice de massa corporal IMC pode ajudar a controlar a obesidade?

O índice de massa corporal – IMC além de detectar a obesidade, também auxiliam a manter a saúde do seu corpo, visto que ao manter essa métrica em um grau “seguro” garante muitas vantagens para o paciente.

É por meio dele que se torna possível identificar o risco do paciente desenvolver outras doenças, já que quando o IMC está alto, significa que o índice de gordura está maior. Isso possibilita o desenvolvimento de doenças como: diabete, problema nas articulações e questões cardíacas.

Por isso, o índice de massa corporal pode ajudar a oferecer diversos benefícios no controle da obesidade, como, por exemplo:

  • Diminuição de dores no corpo;
  • Redução da pressão arterial;
  • Melhora considerável no sono;
  • Redução dos riscos de doenças consideradas crônicas e cardiovasculares.

Quais métodos podem ser utilizados para o tratamento da obesidade?

Os métodos de tratamento para obesidades são pautados em transdisciplinaridade. Ou seja, envolvem diversos profissionais e formas de tratamento, visto que cada paciente receberá um atendimento personalizado para o seu tipo de obesidade.

Sabendo disso, confira abaixo as principais opções de tratamento: 

Reeducação alimentar e atividades físicas

Tanto a reeducação alimentar quanto os exercícios físicos são aliados para o tratamento da obesidade. São recomendados para situações onde o Índice de Massa Corporal não indica obesidade mórbida e requer metodologias menos invasivas.

No entanto, as dietas recomendadas para quem apresenta sobrepeso são menos restritivas, pois nessas situações é mais comum que o paciente não consiga manter a redução alimentar a longo prazo. Já os exercícios são aqueles que propõem maiores gastos de calorias, como: hidroginástica, corridas, natação e musculação.

Tratamento medicamentoso

Outro método possível no tratamento da obesidade, são os medicamentosos. Entretanto, existem poucas opções liberadas e precisam de acompanhamento médico para o devido uso. 

Além disso, é importante optar por medicamentos considerados terapêuticos, que podem auxiliar no controle da ansiedade e na sensação de fome constante.

Internamento para tratamento da obesidade

A internação para tratamento da obesidade é uma alternativa que promove bastante eficácia nos resultados a longo prazo para a saúde dos pacientes. É uma opção para aquelas pessoas que não desejam fazer tratamentos invasivos, como a cirurgia bariátrica.

A internação propõe acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, que acompanhará todos os aspectos da doença e suas consequências para a saúde, como o desenvolvimento de possíveis diabetes, hipertensão, infertilidade e outras situações provenientes da obesidade.

Essa abordagem transdisciplinar consegue identificar quais as causas que levaram o indivíduo a ganhar tanta gordura a ponto de desenvolver essa doença conhecida como obesidade. Nesse isolamento, o paciente consegue realizar um tratamento completo que envolve questões físicas e psicológicas.

Onde fazer tratamento especializado da obesidade?

Se você é um paciente que está buscando um tratamento de obesidade especializado, saiba que existem locais em que é possível realizar um acompanhamento completo, com direito a nutricionista, educador físico, acompanhamento psicológico e muito mais.

Esse tipo de abordagem é conhecida como multidisciplinar e é encontrada no Hospital da Obesidade, melhor ambiente para tratamento da obesidade em Salvador. Sabemos que uma metodologia multidisciplinar é a melhor forma de ajudar pessoas que precisam se livrar da obesidade.

Pensando nisso, se você quer dar o primeiro passo para os cuidados do seu quadro de obesidade, entre em contato para mais informações sobre o melhor lugar para tratamento da obesidade em Salvador!

Posts relacionados

Deixe um comentário