Tratamento da obesidade: 6 fatores que podem retardar os resultados

6 minutos para ler

Entenda mais sobre comportamentos e fatores que podem retardar o tratamento da obesidade

A obesidade é uma doença crônica reconhecida pelo CID (Classificação Internacional de Doença), que requer tratamento e assistência médica adequada. Só para ter como base, a Pesquisa Nacional de Saúde (2020), identificou que mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso (60,3%) e quase um terço está com obesidade (25,9% da população). 

Um número bastante expressivo quando analisado com devida atenção.

O conflito maior é que, muitas vezes, pessoas obesas encontram diversos fatores que podem retardar os resultados do tratamento da obesidade. Um desses problemas é a falta de assistência médica especializada e segura para o tratamento da doença. 

Mas não são somente esses os fatores. Por isso, separamos alguns motivos que podem atrasar os seus resultados positivos no tratamento contra obesidade. Continue conosco até o final e saiba mais sobre o tratamento da obesidade em Salvador.

6 fatores que podem retardar o tratamento da obesidade

Sedentarismo

O sedentarismo é um dos principais fatores que atrapalham o tratamento da obesidade, visto que essa falta de atividade física ocasiona maior reserva calórica e aumentam as chances de acúmulo de gordura no corpo.

Além desse fator elencado acima, a busca por uma vida saudável e mais ativa não se dá apenas por termos estéticos, mas pelo fato de o sedentarismo se tornar perigoso e ocasionar mais diagnósticos de doenças como:

  • Doença coronariana/cardiovascular;
  • Diabete;
  • Hipertensão arterial;
  • Doenças nas articulações;
  • Acidente vascular cerebral (AVC).

É possível até mesmo afirmar que, diante do sedentarismo, uma pessoa obesa tem mais chances de adquirir essas doenças citadas acima, e outras ainda mais graves, do que uma pessoa que se exercita regularmente.

Falta de apoio de pessoas próximas 

A falta de incentivo dos familiares e pessoas próximas também pode ser um fator relevante para a não obtenção de resultados positivos no tratamento. Assim como foi citado acima, o sedentarismo pode afetar o paciente, mas a falta de apoio pode ser ainda pior.

Uma pessoa que convive com a obesidade precisa de incentivos que a façam adotar um estilo de vida mais saudável. Portanto, o ecossistema em que ela está inserida precisa estar focado em oferecer suporte para que o indivíduo consiga passar pelo tratamento e tratar a doença.

É muito comum em nossa sociedade atual vermos pessoas com obesidade passando por gordofobia — que é um tipo de preconceito com pessoas gordas. Isso muitas vezes ocasiona o isolamento dessas pessoas até pela própria família, por isso obesidade e saúde mental possuem uma relação direta. 

O paciente acaba encarando toda sua rotina sozinho. Por isso, existem institutos como o Hospital da Obesidade, que fornecem todo o acompanhamento e tratamento da obesidade em Salvador. Assim, o paciente recebe a devida atenção para o seu caso!

Má alimentação 

É comum que a má alimentação seja outro fator que se relaciona com o excesso de peso. 

Além disso, os tipos de alimentos presentes nas refeições de cada indivíduo também podem contar para o desencadeamento da obesidade. Existem alguns tipos de comida que são altamente inflamatórias, outras possuem um maior índice calórico, como, por exemplo:

  • Comidas de fast food;
  • Refrigerantes;
  • Alimentos ultraprocessados; 
  • Frituras;
  • Produtos industrializados;
  • Entre outros alimentos.

O consumo frequente dos alimentos citados condizem com a prática  da má alimentação, pois são comidas ricas em açúcar, carboidratos e gorduras saturadas, que ocasionam mais chances de uma pessoa desenvolver doenças como obesidade, pois esses alimentos acumulam gordura e dificultam sua eliminação.

Um dos pontos-chave para o tratamento da obesidade é implementar técnicas de plano alimentar no dia a dia. Dessa forma, com uma alimentação saudável, os próximos passos para o tratamento podem ocorrer naturalmente. 

Impacto psicológico

Em 2018, a Netflix lançou uma série chamada “Insatiable”, que em português se traduz para “Insaciável”. Na época, o projeto recebeu críticas por conter uma narrativa equivocada e reforçar a gordofobia.

A série de humor ácido tentava abordar sobre os impactos psicológicos que a obesidade causa nas pessoas, mas acabou por esbarrar na comparação de que o sucesso só acontece quando o indivíduo emagrece — algo que está equivocado.

É importante ressaltar que a saúde mental pode ser um motor altamente relevante no desencadeamento da obesidade, bem como um fator para atrapalhar o seu tratamento também. 

Assim, da mesma forma que é fundamental contar com uma rotina de atividade física, os fatores psicológicos também precisam ser considerados para que o tratamento seja eficaz e o paciente obtenha resultados, não somente estéticos, mas de saúde.

Estigmas sobre a doença

O estigma da obesidade acontece quando existem diversos tipos de preconceito em relação ao peso de uma determinada pessoa. Exemplo disso é a relação entre preguiça, falta de esforço e o excesso de peso, que parte da população estigmatiza.

Um estudo realizado pela Universidade de Connecticut (EUA) mostra que 54% das pessoas com excesso de peso passam por algum tipo de preconceito ou estigma no ambiente de trabalho.

É comum as pessoas pensarem que “é só fechar a boca que se consegue emagrecer”, ou “sem preguiça e realizando atividade física” se consegue perder o peso necessário. Entretanto, as coisas não acontecem de forma mágica.

Todos esses elementos podem ser fatores que atrapalham uma pessoa em tratamento ou aquelas pessoas que querem iniciar e conhecer as formas de lidar com o problema. Por isso, é tão importante combater os estigmas com informações e evidências científicas.

Não contar com tratamento em local especializado

A falta de um tratamento da obesidade em local especializado também pode ser um dos motivos para não haver resultados positivos no processo. 

Isso porque quando se trata de realizar o tratamento e acompanhamento de uma pessoa com obesidade, é fundamental contar com uma equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais bem preparados. 

Sendo assim, cada paciente é analisado e acompanhado de forma individualizada. Esse tipo de abordagem multidisciplinar é oferecida no Hospital da Obesidade, um ambiente adequado para quem deseja realizar seu tratamento da obesidade em Salvador.

Pensando nisso, após identificar todos os fatores que podem estar atrasando seus resultados, entre em contato para conhecer nossa instituiçao e aproveite para conhecer o melhor lugar para tratamento da obesidade em Salvador e garantir um acompanhamento completo!

Referências:

Sedentarismo e obesidade

Principais causas e riscos associados à obesidade

O atrapalha o tratamento da obesidade

O estigma da obesidade

Não se trata obesidade sozinho!

Posts relacionados

Deixe um comentário